Proposta de reajuste do Piso Regional já esta na Assembleia
Proposta do reajuste do Piso Regional já esta na Assembleia
A condução harmoniosa das negociações e o consenso entre trabalhadores, empregadores e governo foram destacados por todos os participantes das negociações. Mais importante do que o índice proposto é a política permanente de valorização do piso mínimo regional. Uma das bandeiras da UGT é o trabalho decente, e salário digno para o trabalhador é condição essencial para o trabalho decente, principalmente em nosso país que abrigará eventos que irão gerar milhares de empregos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016", enfatizou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi que também fez questão de registrar a presença dos diversos diretores sindicais da UGT e de lideranças das três regionais estaduais: Norte, Oeste e Litoral.
Fico gratificado porque chegamos juntos a esta conquista, disse o governador Beto Richa, referindo-se à participação de representantes de trabalhadores e empresários nas reuniões do Conselho Estadual do Trabalho que definiram o índice de reajuste do Piso Regional. Ainda mais importante do que os valores estabelecidos é a forma harmoniosa como se deram as discussões e debates, com o governo como intermediador, o que reflete o nosso estilo democrático e transparente de governar.
O secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, destacou o voto de confiança dado pelos empresários e trabalhadores ao governo do Estado ao aceitarem o reajuste proposto. Este é um momento histórico para este governo, que mantém o salário mínimo regional do Paraná como o maior do Brasil, estabelecido em uma negociação tripartite, disse. Segundo ele, o debate tripartite seguirá em outras discussões do Conselho Estadual do Trabalho entre as quais a da Agenda do Trabalho Decente campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater o trabalho infantil e escravo e promover igualdade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres.