Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e de Entrega de Avisos no Estado do Paraná.

Rua Nilo Cairo, 450 - Centro - Curitiba/PR - CEP: 80060-050 - Telefone: (41) 3014-7331
Filiado à:

Proposta de reajuste do Piso Regional já esta na Assembleia

Proposta do reajuste do Piso Regional já esta na Assembleia



 O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, participou do encontro que oficializou a entrega, feita pelo governador Beto Richa ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, da  proposta do reajuste do Piso Mínimo Regional. O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira, 12 de abril, no Palácio das Araucárias, reunindo sindicalistas, empresários e autoridades políticas. O reajuste proposto, que ainda será votado pelos deputados estaduais, é de 6,9%. O novo piso regional, o mais alto do Brasil, deve entrar em vigor no dia 1° de maio. Se aprovado o percentual acordado entre trabalhadores e empresários, o valor irá variar de R$ 708,14 a R$ 817,78, distribuído em quatro faixas de ocupação profissional.



A condução harmoniosa das negociações e o consenso entre trabalhadores, empregadores e governo foram destacados por todos os participantes das negociações. “Mais importante do que o índice proposto é a política permanente de valorização do piso mínimo regional. Uma das bandeiras da UGT é o trabalho decente, e salário digno para o trabalhador é condição essencial para o trabalho decente, principalmente em nosso país que abrigará eventos que irão gerar milhares de empregos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016", enfatizou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi que também fez questão de registrar a presença dos diversos diretores sindicais da UGT e de lideranças das três regionais estaduais: Norte, Oeste e Litoral.



“Fico gratificado porque chegamos juntos a esta conquista”, disse o governador Beto Richa, referindo-se à participação de representantes de trabalhadores e empresários nas reuniões do Conselho Estadual do Trabalho que definiram o índice de reajuste do Piso Regional. “Ainda mais importante do que os valores estabelecidos é a forma harmoniosa como se deram as discussões e debates, com o governo como intermediador, o que reflete o nosso estilo democrático e transparente de governar.”



O secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, destacou o voto de confiança dado pelos empresários e trabalhadores ao governo do Estado ao aceitarem o reajuste proposto. “Este é um momento histórico para este governo, que mantém o salário mínimo regional do Paraná como o maior do Brasil, estabelecido em uma negociação tripartite”, disse. Segundo ele, o debate tripartite seguirá em outras discussões do Conselho Estadual do Trabalho – entre as quais a da Agenda do Trabalho Decente – campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater o trabalho infantil e escravo e promover igualdade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres.





O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi lembrou que as questões relacionadas com o trabalho decente passam por salários justos e dignos