Assembleia da categoria aprova pauta de reivindicações e custeio sindical

O SINEEPRES realizou nos dias 2 e 3 de fevereiro, assembleias com toda a categoria para aprovação da pauta de reivindicações das negociações 2018/2020, bem como a aprovação da forma do desconto da contribuição sindical, nos termos da Lei 13.467/2017.

Com a participação maciça de empregados de várias empresas e segmentos, o sindicato falou das dificuldades que a categoria encontrará ao longo do ano, principalmente em relação ao índice de negociação, devido ao baixo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O presidente do sindicato, Paulo Rossi, explicou aos presentes que a estimativa do índice (INPC), não ultrapassa o percentual de 2%. “Infelizmente, sabemos que existe uma certa manipulação dos órgãos governamentais, pois a cada dia que vamos ao supermercado, abastemos o veículo ou comemos no restaurante, vemos os preços mais altos, mas o nosso salário e o poder de compra estão diminuindo. Para piorar, os índices de desemprego continuam altíssimos”.

Após as explicações, os presentes aprovação a reivindicação de 100% do INPC acumulado no período da data-base, desde que não sejam retirados os atuais benefícios constantes na convenção coletiva de trabalho da categoria.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Quanto à contribuição sindical, o presidente do SINEERPES, falou da necessidade da categoria aprovar ou não em assembleia, as formalidades legais para a cobrança e o desconto da contribuição sindical (art. 8º e art. 149, da Constituição Federal), prevista nos artigos 545 e 610 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, com as alterações promovidas pela Lei 13.467/2017 (autorização prévia e expressa da categoria); e também deliberar acerca de procedimentos a serem adotados, inclusive quanto à notificação de autorização prévia e expressa aos respectivos empregadores e, ainda, para os casos previstos no artigo 602, da CLT.

Após a leitura do edital e as devidas explicações da necessidade do sindicato ter receita financeira para poder manter a estrutura de apoio e assistência à categoria, foi aberta a palavra aos presentes, sendo que o senhor Celeste da Luz, se manifestou de forma favorável ao pagamento por toda a categoria. “É somente 1 dia de trabalho ao ano que pagamos ao sindicato para termos a proteção e o acesso aos benefícios ao longo de todo o ano. Por isso, proponho que toda a categoria aprove e contribua para o fortalecimento do SINEEPRES”, disse Celeste.

Ao colocar o item para votação, a maioria dos presentes se manifestaram de forma favorável, e dessa forma, ficou aprovado o pagamento da contribuição sindical e das formalidades legais para todos os trabalhadores das categorias representadas pelo SINEEPRES.

Ao final, os dirigentes do sindicato agradeceram a maciça presença da categoria, reafirmando a luta em prol da manutenção dos direitos e dos benefícios conquistados para todos. “Juntos, somos mais fortes”, agradeceu Rossi.

Presidente do SINEEPRES, Paulo Rossi
Os trabalhadores aprovaram as propostas do sindicato
O trabalhadores Celeste da Luz falou da importância do SINEEPRES para a categoria

 

Post Mario de Gomes – assessoria de imprensa
Em 5/02/2018
Fotos: MGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 4 =